Embora muitas pessoas já tenham escutado sobre a expressão sexo tântrico, nem todas sabem exatamente o que a prática significa. Mas a guru de sexo e relacionamentos Oloni dá uma prévia que pode interessar a muitas: “Ele [o sexo tântrico] pode permitir que você experimente orgasmos múltiplos com duração de 20 minutos cada”.
Sheila Mello é uma das adeptas a essa prática. A dançarina está levando a sério a filosofia e o conceito do tantra – busca pela energia da vida por meio da experiência sexual – e até participou de um acampamento tântrico em janeiro. “Cansa procurar fora, a felicidade, o amor, a segurança, a aprovação! É potente saber que o que precisamos tá mais perto do que imaginamos, tá dentro! É aqui! É em nós!”, declarou ela.
+ 15 dicas de especialistas para fazer um sexo oral inesquecível
+ Conheça o sexo sensorial e aprenda a utilizar os 5 sentidos para ter orgasmos incríveis
Um dos principais atrativos do sexo tântrico é proporcionar orgasmos múltiplos — o que, para muitas, só é possível alcançar com um vibrador — com um(a) parceiro(a). No entanto, a prática não se resume a isso: o sexo tântrico tem como foco o processo que leva ao clímax, construindo intimidade e fortalecendo sua conexão com seu(ua) parceiro(a), podendo levar a uma experiência sexual muito mais intensa. Entenda com informações da “Woman & Home”.
O que é o sexo tântrico
Historicamente, essa é uma prática Hindu de mais de 5 mil anos. Ela gira em torno da ideia de que estar verdadeiramente presente no momento pode levar o sexo a outro nível e causar orgasmos múltiplos.
“Tantra significa tecer e expandir a energia”, explica Oloni. “Simplificando, é uma forma lenta de sexo que aumenta a intimidade e cria uma conexão mente-corpo, o que pode levar a orgasmos mais poderosos e prolongados”.
Como praticar o sexo tântrico
Foque menos em como chegar ao orgasmo rapidamente e mais em como prolongar a experiência para um prazer intenso. Ao invés de se concentrar unicamente no orgasmo, Oloni recomenda prolongar as preliminares o máximo possível antes do clímax. “Retardar o orgasmo pode ser difícil para algumas pessoas, principalmente os homens, mas isso pode ser feito através de uma variedade de técnicas, incluindo meditação, exercícios respiratórios e massagem”, ensina.
1 – Prepare o ambiente
Dedique-se à preparação do ambiente para o momento. Oloni sugere acender velas perfumadas, desligar os celulares e dedicar pelo menos duas horas para mergulhar totalmente na experiência.
Se você tiver a opção, comece na sala de estar e curta a companhia da outra pessoa em um ambiente diferente do quarto. Elimine distrações e certifique-se de que a iluminação e a música sejam sensuais e envolventes.
2 – Relaxe
Prepare sua mente para o sexo tântrico sozinha ou com seu(ua) parceiro(a). A guru recomenda sacudir braços e pernas para energizar-se antes de começar. Você também pode praticar algumas poses de ioga.
3 – Evite a cama
Oloni recomenda evitar a cama, mesmo que esse seja o lugar em que você costuma fazer sexo. “Isso vai ativar o botão ‘dormir’ em seu cérebro”, explica. “Tantra não é uma ‘rapidinha’, você está buscando uma conexão profunda. Deite-se no chão com algumas almofadas e esteja confortável”, ensina. Dedicar um espaço à experiência tântrica torna o momento ainda mais especial.
4 – Estimule os sentidos
Visão: Oloni recomenda vestir uma lingerie em que você se sinta bem e decorar o espaço com flores;
Olfato: acenda velas e utilize óleos para massagem;
Audição e tato: coloque música, dance com seu(ua) parceiro(a) e sussurre intimidades em seu ouvido. Além disso, troquem massagens e estimulem as zonas erógenas com brinquedos sexuais;
Paladar: a guru indica colocar chocolate derretido, mel e frutas frescas no corpo de seu(ua) parceiro(a).
5 – Sentem-se frente a frente
Oloni sugere praticar a posição tântrica Yab Yum, ficando cara a cara com a outra pessoa, sentando em seu colo. “Envolvam as mãos firmemente em torno um do outro e pressionem seus corpos um contra o outro”, ensina. “Este tipo de contato promove uma maior sensação de intimidade”.
Sentem-se nessa posição por alguns momentos, respirando profundamente e com concentração. Se o Yab Yum não for confortável, deitem-se e olhem-se nos olhos.
6 – Desacelere as preliminares
Aproveite uma experiência lenta e íntima com seu(ua) parceiro(a). Tente diferentes toques, como massagens, toques leves e carícias. O objetivo é aguçar os sentidos da outra pessoa de uma forma lenta e intensa, conduzindo-a ao clímax, mas parando pouco antes do orgasmo. Se você introduzir o sexo oral logo no início, Oloni aconselha não levar a outra pessoa ao orgasmo tão cedo. “Nosso objetivo é fazer o prazer durar horas”, diz ela.
7 – Olhem-se nos olhos
Após estimular os sentidos e desacelerar as preliminares, olhe nos olhos de seu(ua) parceiro(a) e respirem juntos. “Coloque sua mão esquerda no coração da outra pessoa, e ela deve fazer o mesmo com você. Combinem suas respirações por pelo menos dois minutos”, instrui Oloni.
8 – Experimente encenar
Quem deseja dar um passo a mais pode introduzir o BDSM ao sexo. A chave para essa prática é o consentimento: antes de começar, discutam seus limites, combinem uma palavra de segurança e mantenham a comunicação. Vocês podem revezar entre submissão e dominância até aprenderem as preferências de cada um.
9 – Vá com calma
Conforme você progride nas preliminares e sente-se pronta para a penetração, evite posições sexuais que você sabe que te fazem chegar ao orgasmo facilmente. “Trabalhe no sentido de um aumento gradual do prazer. Quanto mais devagar, mais intenso será o orgasmo no final”, explica a guru.
10 – Acalme a respiração
Quando estiver chegando ao clímax, desacelere a respiração para um orgasmo mais intenso. “As mulheres, em particular, podem ficar tensas neste estágio do sexo enquanto tentam atingir o orgasmo. Tente relaxar a barriga e respire longa, lenta e profundamente — seu orgasmo durará mais e será mais intenso”, orienta.
Se o sexo tântrico não funcionar…
Não desista! Oloni finaliza: “Leva tempo para dominar o sexo tântrico porque estamos acostumados com o sexo à maneira ocidental, com um início, meio e fim óbvios. Use sua imaginação e sua vida sexual pode seguir em todos os tipos de novas direções. Isso é Tantra!”.